quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A ganância e suas consequências.




'Então lhes disse: 'Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo o tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens'. Lucas 12:14



Cuidado! Jesus começa a alertar-nos com respeito à importância que devemos dar para que a ganância não tome conta das nossas vidas, veja que o Senhor diz: 'todo tipo de ganância', avisando de que existem vários tipos de ganância, e na Enciclopédia, ganância aparece como: 'Um sentimento humano negativo que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo direcionado principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia as pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos.'
A pessoa gananciosa não medirá esforços para possuir o objeto do seu desejo, nisso fica explícito o desagrado de Deus por esses, deixando de buscar o Reino em primeiro lugar como está escrito em Mateus 6:33: 'Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas'. O homem é um ser que sempre está em busca de sua satisfação pessoal, sempre se esquecendo do Senhor em prol de suas coisas. Aquilo que cobiçamos são essas coisas que nos levam a pecar ,'Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.' Tiago 1: 13-14. Os homens entram por caminhos que desagradam ao Deus Vivo, querendo possuir a força aquilo que lhes dá prazer pessoal e satisfaz os desejos do coração deles, pois está escrito: 'Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte'. Provérbios 16:25. Por isso devemos sempre entrar pelo 'novo e vivo caminho...' Hebreus 10:20, O caminho é Jesus. Ele pagou o preço por todos nós e se somos hoje livres do pecado e da morte é graças a Ele, Toda Honra e Toda Glória sejam dadas ao Cordeiro!
O mundo nos qualifica e estratifica as pessoas pelos bens que esta possui, mas não devemos nos esquecer que esse mundo que massacra as pessoas que não possuem bens materiais será totalmente destruído, e quem ama o mundo e as riquezas é inimigo de Deus! 'Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus'. Tiago 4:4. Vamos ser amigos de Deus pois é Ele quem nos dará a vida Eterna, em sua cidade Santa só entrarão aqueles que praticam as palavras do livro da vida.

A vida de um homem de que consiste?
Você pode estar se perguntando, Jesus é quem vai dizer isso de maneira que nós todos consigamos alcançar a vida eterna. Não é pela quantidade de bens, pois não adianta acumularmos riquezas, já que essas não nos acompanharão na vida eterna e no Céu, de nada servem pois nada compram. 'Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença'. Efésios 1:4. O padrão do nosso Deus é alto, devemos ser santos (separados) e irrepreensíveis. Você e eu fomos escolhidos para andar separados do caos do mundo, mesmo imersos nesse mundo caído e caótico, devemos nos manter longe das suas tentações. Devemos ser corretos no nosso trato com os outros e darmos testemunho de que Jesus vive em nós, porque quando o mundo nos olha quer ver alguma coisa de diferente, estamos sempre sendo observados pelos que estão a nossa volta e não podemos falhar, assim Deus espera.


'Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos'. Efésios 2:10. Você foi separado para cumprir uma missão em prol do Reino de Deus, como alguém escolhido temos que corresponder aos anseios do nosso Deus. Estamos sempre esperando que alguém faça algo por nós e quando nada acontece o povo costuma murmurar. Não perca tempo, tudo já está preparado para que você saia vencedor. O caminho está pronto, a hora é agora, já não falta mais nada, arranque fora da sua mente os pensamentos gananciosos que não pertencem aos súditos do Reino, pois são essas coisas que nos fazem querer ganhar o mundo, mas em vão buscamos essas coisas já que depois disso tudo e de todos os sacrifícios requeridos para alcançar esse objetivo fútil dado pelo mundo, resta um enorme vazio. Só a presença de Deus e a plenitude do Espírito Santo é que podem satisfazer-nos completamente e nos levar em segurança para uma vida Eterna plena e feliz.

Que Deus nos abençoe rica e abundantemente!

Pr. André Nolasco

Nenhum comentário: