sábado, 12 de fevereiro de 2011

Engraçado, mas preocupante...


Quem derrubou os muros de jericó?


Uma professora de crianças da Escola Dominical perguntou certa vez à sua classe:

- Por favor, me digam: Quem foi que derrubou as muralhas de Jericó?

Um garotinho correu logo a se desculpar:
- Fui eu não, professora.

Chateado com a história, o pastor perguntou a essa professora:
- Isso acontece sempre?

E ela, na Maior sinceridade:
- Eu creio, pastor, que este garoto é honesto, e acho que não foi ele mesmo não!

O pastor se dirigiu ao presidente dos diáconos, e dele ouviu:
- Olha, pastor, conheço o garoto e a professora já há muitos anos; a posso lhe garantir que nenhum dos dois faria uma coisa dessas.

Irritado o pastor procurou o diretor de Educação Religiosa da Igreja:
- Pastor - disse o diretor - acho que não devemos criar caso por uma coisa tão simples. Vamos pagar o conserto e cobrar depois do departamento de finanças.

Minha esperança é que esta história seja apenas o que ela é de fato: uma piada. Mas pela ausência hoje dos alunos dos estudos bíblicos, é tristemente possivél que fatos como esse sejam a nossa mais decepcionante realidade.

* Histórias para sermões e estudos criativos - Autor João Soares da Fonseca - Ed. Hagnos.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Portifolio do membro da Igreja

 










Como membro fiel da igreja, pede-se que você:


  1. Ore diariamente por sua família, igreja, pastor, cidade e país.
  2. Cuide das necessidades materiais e espirituais de sua família, dessa forma fortalecendo a igreja.
  3. Sirva em pelo menos uma área do ministério da igreja.
  4. Ratifique a posição dos lideres e cooperadores da igreja.
  5. Trate com interesse especial as crianças, idosos, viúvas etc.
  6. Sempre seja animado; recuse-se a participar de conversas destrutivas.
  7. Ventile suas insatisfações diretamente com os líderes da igreja, em vez de se queixar aos outros. Assuma o compromisso de orar, em vez de se engajar nas críticas.
  8. Aceite o fato de que diferentes formas e estilos de adoração podem ser agradáveis a Deus.
  9. Pague dízimos e contribua com ofertas.
  10. Torne prioridade a freqüência à igreja.
  11. Testemunhe para amigos e vizinhos, convidando-os a vir à igreja.
  12. Ajude os membros da igreja que estejam em necessidade.A
  13. ssegure-se de que o pastor e sua equipe estejam sendo bem tratados. Não lhes faça exigências descabidas.
  14. Venha para igreja com um senso de antecipação.
  15. Sinta-se à vontade para apresentar idéias ao pastor, mas não fique ofendido se alguma sugestão não for implementada.
  16. Perdoe aqueles que não pediram perdão. Faça com que a união e a cooperação sejam mais importantes do que a penitência.
  17. Seja um modelo de vida cristã para os outros.
  18. Adquira um conhecimento básico das verdades fundamentais da fé.
  19. Observe a Santa Ceia e o batismo nas águas.
  20. Não espere que a igreja forneça todos os alimentos espirituais de que você precisa; leia a Palavra de Deus e ore durante a semana.
Essas são boas dicas para se iniciar a verdadeira prática cristã.

Pr. André Nolasco

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

QUANDO O REINO VAI CHEGAR?

Lucas 17: 20 – 21 “Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu: Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: Vejam! Está aqui ou Está ali. Porque o Reino de Deus está dentro de vocês.”

Essa pergunta feita pelos religiosos da época deixa claro que as perguntas religiosas são de cunho meramente exploratórios, e por excelência apenas curiosidade que não tem em si caráter de mudança comportamental, mas apenas um levantar de idéias para um embate Teológico ou Filosófico. A pergunta dos fariseus demonstra o erro primário de todo perguntador descompromissado em aprender, que é evitar que se pense a respeito do que foi dito. Ao longo do tempo tenho visto que existem dois tipos de perguntadores, aqueles que perguntam com a intenção de confirmar o seu raciocínio inicial sobre o que foi dito e se necessário modifica-lo e o outro tipo, aquele que não quer pensar e por isso apresenta questionamentos apenas para ver se consegue, de quem está passando o conhecimento, a resposta pronta. Os fariseus não estavam interessados em descobrir como entrar no Reino, mas queriam saber quando este viria, pois seria mais fácil se preparar para combatê-lo. A idéia que tanto apavorou e até hoje apavora os religiosos é que quando um outro Governo é estabelecido, trás junto sua cultura, suas leis, seus costumes, o que de fato assusta a todos os religiosos, pois esses são muito mais apegados aos rituais vazios e suas liturgias (do Grego λειτουργία, "serviço" ou "trabalho público") do que buscadores da adoração verdadeira. Não é sem razão que Jesus deixa claro que Ele quer adoração verdadeira e não rituais vazios... “ Vide João 4:23 “...em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”

Qual seria a pergunta adequada? Porque saber quando o reino vem sem estar preparado para entrar nele, essa não é a melhor pergunta para quem quer fazer parte desse reino. Melhor seria perguntar como fazer para estar apto a entrar no Reino. A Missão de Jesus foi essa, estabelecer os termos para entrada no Reino que Ele anunciava, conforme Mateus 4:17: “17 Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia: Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!”

Marcos 1: 14 – 15: “Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galiléia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. Ele dizia: Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.”

Arrependimento é a chave que abre as portas de acesso ao Reino de Deus. E significa: “Arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente. Diferentemente do remorso em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo [...] apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu [...], o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas [...]. Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.” Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Jesus quer a nossa mudança verdadeira que só o arrependimento é capaz de produzir, vamos em direção ao Reino do céu. Porque não é possivel alguem mudar sem deixar aquilo que aprendeu, se estiver impregnado de um conhecimento errado, senso de valores deturpados, cultura e habitos de um outro reino. Esqueça tudo sobre religião, esqueça todos os seus conhecimentos mundanos, livre-se dos seu antigos habitos e manias e principalmente deixe de andar com quem não tem amor a Jesus, seja como uma criança. Aqui afirmo que ser como uma criança conforme citam as escrituras é ser uma pessoa sem reservas, sem medo, sem pré conceito. Uma criança é inocente e se deixa ser conduzida sem ter concepções preestabelecidas. Seja uma criança e se alegre, porque o Reino está dentro de você! Pare de buscar do lado de fora o que Deus colocou dentro de você, tire de dentro de você esse tesouro de valor incalculavel, essa perola de grande valor e viva a plenitude de Cristo hoje.

Que Deus nos abençoe rica e abundantemente!

Pr. André Nolasco.










2011 - Ano da colheita!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Reino de Deus.

Queridos irmãos,


Depois de longo e tenebroso inverno, voltamos a escrever aqui, e não iremos parar se Deus assim o permitir. Temos um assunto que foi negligenciado por muito dos nossos lideres, mas que simplesmente não pode mais ser ignorado. Quando comecei essa jornada e veja, ainda estou nos primeiros passos, era completamente ignorante a respeito do Reino de Deus, os textos Bíblicos estão em nossas mãos, mas não conseguimos enxergar o óbvio, qual é a mensagem de Jesus? Ele mesmo disse que veio ao mundo para fazer avontade de seu Pai. A missão de Jesus estava relacionada a vontade de Deus Pai quando criou a Terra e colocou aqui seus filhos para domina-lá. Já em Genesis 1:26-28, temos expressa a vontade de Deus para o ser humano: "Aí ele disse: Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão."
  1. Deus nos criou como Ele, temos as mesmas caracteristicas e somos feitos com toda a sua potencialidade.
  2. Deus diz que teremos Poder sobre determinados seres, não disse que teriamos Poder sobre outros homens.
  3. Deus mandou que dominassemos a Terra.
Ter dominio sobre algo e ter o pleno poder de determinar tudo a respeito de determinada coisa. Seus sinônimos são: Autoridade, poder, império, competencia, influencia, alçada, dominação e propriedade. Deus nos criou assim, mas por desobediencia perdemos esse dominio, sobre a Terra. Um usurpador se apossou dá ideia original e perverteu o que era a vontade de Deus pra nós. O primeiro Adão, falhou. Tinhamos que ter um outro Adão, ou seja alguem que tivesse as mesmas caracteristicas do homem original para que com legitimidade reconquistasse pra nós o dominio perdido. Jesus veio para isso, para destruir as obras de Satanas e nos dar vida e vida em abundância...
Pense a respeito disso, consulte a sua Bíblia e você vai ver o próprio Jesus dizendo, no começo de seu ministério,como em  Mateus 4:17 "Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia: Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!"
A mensagem de Jesus é se arrependa, mude o rumo da sua vida, pois o Reino está chegando. Quando um reino chega, trás junto sua cultura, suas leis, suas obrigações para com seus cidadãos e as beneces dos seus súditos. Temos que entrar nesse Reino, pois é o único meio de alcançarmos a pelnitude da vida em Cristo.

Comece explorando a Boa Nova em Mateus:
(3:2); (4:17; 23); (5:10; 19; 20); (6:13; 33); (7:21); (8:11; 12); (9:35); (10:7); (11:11); (12:25; 28); (13:11; 19; 24; 31; 33; 38; 41; 43; 45; 47 e 52);  (16:19; 28).

Que Deus nos abençoe rica e abundantemente!

Pr. André Nolasco