quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

QUANDO O REINO VAI CHEGAR?

Lucas 17: 20 – 21 “Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu: Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: Vejam! Está aqui ou Está ali. Porque o Reino de Deus está dentro de vocês.”

Essa pergunta feita pelos religiosos da época deixa claro que as perguntas religiosas são de cunho meramente exploratórios, e por excelência apenas curiosidade que não tem em si caráter de mudança comportamental, mas apenas um levantar de idéias para um embate Teológico ou Filosófico. A pergunta dos fariseus demonstra o erro primário de todo perguntador descompromissado em aprender, que é evitar que se pense a respeito do que foi dito. Ao longo do tempo tenho visto que existem dois tipos de perguntadores, aqueles que perguntam com a intenção de confirmar o seu raciocínio inicial sobre o que foi dito e se necessário modifica-lo e o outro tipo, aquele que não quer pensar e por isso apresenta questionamentos apenas para ver se consegue, de quem está passando o conhecimento, a resposta pronta. Os fariseus não estavam interessados em descobrir como entrar no Reino, mas queriam saber quando este viria, pois seria mais fácil se preparar para combatê-lo. A idéia que tanto apavorou e até hoje apavora os religiosos é que quando um outro Governo é estabelecido, trás junto sua cultura, suas leis, seus costumes, o que de fato assusta a todos os religiosos, pois esses são muito mais apegados aos rituais vazios e suas liturgias (do Grego λειτουργία, "serviço" ou "trabalho público") do que buscadores da adoração verdadeira. Não é sem razão que Jesus deixa claro que Ele quer adoração verdadeira e não rituais vazios... “ Vide João 4:23 “...em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”

Qual seria a pergunta adequada? Porque saber quando o reino vem sem estar preparado para entrar nele, essa não é a melhor pergunta para quem quer fazer parte desse reino. Melhor seria perguntar como fazer para estar apto a entrar no Reino. A Missão de Jesus foi essa, estabelecer os termos para entrada no Reino que Ele anunciava, conforme Mateus 4:17: “17 Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia: Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!”

Marcos 1: 14 – 15: “Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galiléia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. Ele dizia: Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.”

Arrependimento é a chave que abre as portas de acesso ao Reino de Deus. E significa: “Arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente. Diferentemente do remorso em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo [...] apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu [...], o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas [...]. Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.” Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Jesus quer a nossa mudança verdadeira que só o arrependimento é capaz de produzir, vamos em direção ao Reino do céu. Porque não é possivel alguem mudar sem deixar aquilo que aprendeu, se estiver impregnado de um conhecimento errado, senso de valores deturpados, cultura e habitos de um outro reino. Esqueça tudo sobre religião, esqueça todos os seus conhecimentos mundanos, livre-se dos seu antigos habitos e manias e principalmente deixe de andar com quem não tem amor a Jesus, seja como uma criança. Aqui afirmo que ser como uma criança conforme citam as escrituras é ser uma pessoa sem reservas, sem medo, sem pré conceito. Uma criança é inocente e se deixa ser conduzida sem ter concepções preestabelecidas. Seja uma criança e se alegre, porque o Reino está dentro de você! Pare de buscar do lado de fora o que Deus colocou dentro de você, tire de dentro de você esse tesouro de valor incalculavel, essa perola de grande valor e viva a plenitude de Cristo hoje.

Que Deus nos abençoe rica e abundantemente!

Pr. André Nolasco.










Nenhum comentário: